domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Spams podem espalhar vírus no computador

Consumidor Os usuários de computador e internet devem ficar atentos. No fim de ano, a quantidade de spams, mensagens eletrônicas não-solicitadas que são enviadas em massa, aumenta com a proximidade…

Consumidor
Os usuários de computador e internet devem ficar atentos. No fim de ano, a quantidade de spams, mensagens eletrônicas não-solicitadas que são enviadas em massa, aumenta com a proximidade das festas. Porém, além do conteúdo informativo, muitas dessas mensagens hospedam vírus, que podem afetar o computador. O universitário Bernardo Ramos, de 19 anos, já sofreu com os prejuízos dos spams.

Eu recebi um email que falava que se eu me cadastrasse eu poderia ganhar muito dinheiro facilmente, eles sorteariam as pessoas e tal. E ai eu entrei, fui fazendo o cadastro e até hoje eu nunca vi nada, e poucos dias depois eu fiquei sabendo que o meu computador estava com vírus, e que eu tinha pego vírus, provavelmente, em um desses emails que circulam para várias pessoas.

Fique atento para não cair em golpes. Especialistas recomendam que os internautas não respondam aos spams. Tal atitude pode servir para confirmar que o seu email existe. Assim, sua caixa passará a receber mais mensagens indesejadas. Jamais forneça informações pessoais ou financeiras, principalmente se for solicitado o número do CPF. Confira por telefone ou email a autenticidade do pedido. Muitos golpistas copiam as características de mensagens enviadas por empresas conhecidas, como bancos ou lojas, para enganar as vítimas. O objetivo é fazer o usuário baixar um vírus ou enviar seus dados por meio de formulários. Não faça downloads de anexos sem saber a origem do remetente. Além disso, exclua emails que peçam uma resposta imediata. Muitos criam uma falsa sensação de urgência para atrair o usuário.

Notícias relacionadas