Os estudantes da rede de ensino público estadual vão poder assistir a filmes nacionais gratuitamente a partir deste mês. O Governo do Estado lançou nesta quarta-feira, 3, o programa Vá ao Cinema, destinado à formação de platéias e ao aumento da freqüência nas salas de exibição do interior. De quebra, a iniciativa beneficiará produtores e distribuidores de filmes brasileiros, que contarão com um número maior de salas para exibir seus trabalhos.
“É uma excelente idéia, uma bela iniciativa. O programa começa de maneira restrita exatamente para se ganhar experiência sobre como ampliá-lo posteriormente. Vamos torcer para que dê certo, como eu acho que vai dar”, disse o governador José Serra no final desta manhã na sede da Secretaria Estadual da Cultura, na região da Luz, na Capital. “Estamos começando o programa em poucas cidades do interior de São Paulo, com vistas a ampliar bastante nos próximos anos”, completou.
O governador afirmou que já existem muitos esquemas de financiamento para a produção dos filmes. O problema, segundo ele, é que “não havia, do ponto de vista do público, que em última análise é o fator principal”, esquemas semelhantes ao Vá ao Cinema. Para Serra, é justamente no público que se deve focar os financiamentos. “Os benefícios são culturais para as crianças, que terão ampliado seu acesso ao cinema. Por outro lado, o cinema nacional é beneficiado, na medida em que amplia seu público”, disse o governador. O evento contou com a participação da Secretária Estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.