quarta, 4 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

SP irá vacinar 3,1 milhões de crianças contra a Pólio

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende vacinar no dia 26 de agosto, pelo menos 3,1 milhões de crianças com até 5 anos contra paralisia infantil (poliomielite)….

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo pretende vacinar no dia 26 de agosto, pelo menos 3,1 milhões de crianças com até 5 anos contra paralisia infantil (poliomielite). Em Fernandópolis o número de crianças a serem imunizadas é de 4.090, porém, na primeira etapa da campanha, apenas 77% deste total recebeu a dose da vacina, ou seja, 3,183 crianças. A expectativa é de pelo menos conseguir atingir a meta estipulada pelo Estado, que é de vacinar 95% do total de crianças com até cinco anos de idade. O Estado tem cerca de 3,2 milhões de crianças nesta faixa etária. Esta é a segunda etapa da campanha, a primeira ocorreu em 10 de junho.
A prevenção é o meio mais seguro de controlar doenças. No caso da poliomielite a vacina é a única arma. Na campanha deste ano cerca de 23 mil postos de vacinação, 50 mil profissionais e 4,8 milhões de doses de vacinas estarão à disposição da população em todas as cidades paulistas. As crianças poderão receber ainda, doses de vacinas que estejam em atraso na caderneta, como Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite B.
Caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e, em certos casos, paralisia, a poliomielite deve ser imediatamente notificada para a vigilância epidemiológica da região. Nos próximos dias deve ser divulgados pela Diretoria de Saúde de Fernandópolis o cronograma e locais para esta segunda etapa da campanha.

Notícias relacionadas