A Secretaria da Saúde determinou a interdição e o recolhimento de 10.044 unidades do condicionador infantil da marca “Turma da Mônica”, referentes ao lote de número 8057, com data de vencimento em fevereiro do próximo ano. A medida, de caráter preventivo, foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira, 21 de janeiro.
Segundo o Centro de Vigilância Sanitária (CVS), órgão da Secretaria, o motivo da interdição foi a constatação de desvio de qualidade na fabricação do condicionador, que apresentou resultado insatisfatório nas análises de pH, que mede a acidez do material. A fórmula do produto está registrada com valores de referência de pH entre 5,5 e 6,5. As análises mostraram pH médio de 5,25.
Quanto mais baixo o valor, mais ácido é o produto. O fabricante do condicionador, Lipson Cosméticos Ltda., de Diadema, fica responsável pelo recolhimento dos produtos. Na última sexta-feira, a mesma empresa teve outro produto interditado. O lote 7226 do Talco Cremoso da “Turma da Mônica” apresentou o problema nos resultados de pH.
A Secretaria irá notificar a Vigilância Sanitária Municipal de Diadema, município sede do fabricante, para que faça uma inspeção na fábrica e verifique todas as etapas da produção dos produtos. Se o problema já constatado não for pontual, a empresa poderá ter todos os lotes interditados. (da Secretaria da Saúde)