


A disputa pelo Governo do Estado de São Paulo conta com seis candidatos oficializados para as eleições de 2026. Maior colégio eleitoral do Brasil, o território paulista reúne 34.104.226 cidadãos aptos a exercer o voto no pleito deste ano.

O perfil do eleitorado no estado é majoritariamente feminino, composto por 53% de mulheres e 47% de homens. Entre os eleitores que registraram a declaração de cor ou raça perante a Justiça Eleitoral, os brancos somam 52,46% e os pardos representam 36,32%, enquanto os pretos atingem 9,97%, seguidos por amarelos (1,12%) e indígenas (0,14%).
A votação em primeiro turno ocorrerá em 4 de outubro, quando a população escolherá representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, dois senadores com seus respectivos suplentes, governador e presidente da República. A definição da disputa ao Palácio dos Bandeirantes pode se estender ao segundo turno, marcado para 25 de outubro, caso nenhum dos postulantes obtenha a maioria absoluta dos votos válidos na primeira etapa.


A lista de candidatos que disputam o comando do Executivo paulista, disposta em ordem alfabética conforme o nome registrado para a urna eletrônica, traz Carlos Machado (PCB), Fernando Haddad (PT), Izadora Dias (PCO), Tarcísio (Republicanos), Vera Lúcia (PSTU) e Vivian Mendes (UP).
Conheça os candidatos ao governo de São Paulo. A lista está em ordem alfabética, de acordo com o nome na urna.
Carlos Machado – Carlos Alberto Machado (PCB)
Izadora Dias – Izadora Cristina Dias da Silva (PCO)
Tarcísio – Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos)
Vera Lúcia – Vera Lúcia Pereira da Silva Salgado (PSTU)
Vivian Mendes – Vivian Mendes da Silva (UP)







