quinta-feira, 19 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

SP bate recorde histórico de mortes por dengue, com 550 vítimas

Em apenas quatro meses, o estado de São Paulo bateu o recorde anual de mortes por dengue desde o início da série histórica – quando esse tipo de dado passou…

Em apenas quatro meses, o estado de São Paulo bateu o recorde anual de mortes por dengue desde o início da série histórica – quando esse tipo de dado passou a ser contabilizado. Foram registradas 550 mortes causadas pela doença nesta terça-feira (30/4), ultrapassando as 510 mortes contabilizadas no ano de 2015, segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde.

A pasta ainda investiga outros 656 óbitos que têm como possível causa a dengue. O painel de monitoramento da secretaria indica que, desde o início do ano, mais de 831 mil pessoas contraíram a doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Mais de 65% dessas mortes em 2024 foram contabilizadas somente em abril. Do início do mês para cá, houve um aumento de aproximadamente 190% no número de vítimas de dengue.

A transmissão da dengue foi observada pela primeira vez no estado em 1987, nos municípios de Guararapes e Araçatuba, no interior. O pico da doença acontece nos meses mais quentes, quando se tem uma curva crescente de casos, segundo a secretaria.

Já o período intersazonal da dengue, quando se espera a redução ou interrupção da transmissão dos vírus, acontece nos meses mais frios.

Notícias relacionadas