sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

SP anuncia comitê de emergência contra a dengue após explosão de casos

O governo de São Paulo tomou medidas urgentes contra o aumento dos casos de dengue, anunciando a formação de um comitê de emergência na quarta-feira (31). Os registros da doença…

O governo de São Paulo tomou medidas urgentes contra o aumento dos casos de dengue, anunciando a formação de um comitê de emergência na quarta-feira (31). Os registros da doença na primeira semana de janeiro de 2024 mostraram um aumento significativo, com 19.243 casos confirmados, representando um aumento de 47% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Apesar do aumento de casos, houve uma diminuição na letalidade da doença, com apenas três mortes no início de 2024, em comparação com 13 no ano anterior, uma queda de 76%. O governo também informou sobre o desenvolvimento da vacina contra a dengue pelo Instituto Butantan, que deve ser apresentada à Anvisa em setembro para iniciar a produção no próximo ano.

Enquanto isso, a vacinação com um imunizante estrangeiro, adquirido pelo Ministério da Saúde, começou em fevereiro, mas está disponível apenas em 11 cidades do Alto Tietê devido à escassez de doses. A capital paulista não está entre os municípios contemplados inicialmente, levando a Secretaria Municipal de Saúde a solicitar imediatamente ao Ministério da Saúde o envio de doses para a cidade.

Com o aumento exponencial de casos de dengue na cidade de São Paulo e em outras regiões do estado, a prevenção continua sendo a melhor estratégia. O ciclo vacinal contra a dengue requer duas doses, com um intervalo de três meses, e está sendo direcionado principalmente para pessoas entre 10 e 14 anos, com base nos índices de internação da doença nos últimos anos.

Notícias relacionadas