A Coreia do Sul informou nesta sexta-feira (19) a morte de mais uma pessoa pelo coronavírus MERS, que totaliza 24 óbitos no país, onde há 166 infectados. Segundo o ministério da Saúde, 122 pessoas permanecem hospitalizadas, 30 receberam alta e 5.930 cumprem quarentena por suspeita de infecção.
A diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Margaret Chan, manifestou seu otimismo sobre a capacidade da Coreia do Sul para enfrentar a situação, após uma resposta inicial lenta das autoridades. “Ficará sob controle (…), mesmo que exija um pouco mais de tempo” do que o desejado, disse Chan em Seul, destacando que os cientistas não detectaram qualquer mudança genética no vírus.
O primeiro caso, detectado em 20 de maio, foi o de um homem de 68 anos diagnosticado com o vírus depois de retornar de uma viagem ao Oriente Médio. Segundo as autoridades, a maioria das vítimas fatais já tinha problemas de saúde antes de contrair o coronavírus.
O coronavírus MERS (Síndrome Respiratória do Oriente Médio), contra o qual não existe tratamento ou vacina, apresenta uma taxa de mortalidade de quase 35%, segundo a OMS.