sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

SMECT facilita acesso a verbas estaduais em Cultura

Após sucesso estrondoso da “1ª. Conferência Municipal de Cultura de Jales”, com aprovação de diretrizes coerentes e consistentes para políticas públicas permanentes para a área, – inclusive sendo a primeira…

Após sucesso estrondoso da “1ª. Conferência Municipal de Cultura de Jales”, com aprovação de diretrizes coerentes e consistentes para políticas públicas permanentes para a área, – inclusive sendo a primeira a ser realizada em todo o território nacional, e servindo de modelo para as outras cidades em termos de regimento e logística – a Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo deu mais um passo para a consolidação de suas ações na área da Cultura.

Na última quinta-feira, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, com entidades culturais e assistenciais da cidade, artistas e sociedade civil organizada, dirigiram-se à vizinha Fernandópolis para uma capacitação para os “Pontos de Cultura”.
Organizada pela Secretaria do Estado da Cultura, em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e Abaçai Organização Social de Cultura, entre outros.
A capacitação registrou presença de mais de três dezenas de cidades, com representantes do poder público destes municípios, de conselhos municipais de Cultura, artistas de diferentes setores e sociedade civil organizada.

Este encontro visa instrumentalizar entidades sem fins lucrativos interessadas em inscrever projetos para constituirem-se como “Pontos de Cultura”, ou seja, que em determinado espaço – com possíveis ramificações – possa acontecer ações culturais, podendo as entidades receber por essas ações verbas de até 60 mil anuais, por três anos, implantando, assim, atividades culturais que visem o protagonismo, a autonomia e o empoderamento destas ações e dos a ela pertencentes; atividades focadas, principalmente, na proposição de criações simbólicas (Cultura), e cidadania, e meio ambiente e economia.

Para a Presidente do Conselho Municipal de Cultura Maria Stela Guimarães “o encontro foi muito positivo em termos de abertura para ações culturais para fomentar projetos já existentes, valorizando o artista e o produtor cultural local. Não sabíamos o que era “Pontos de Cultura”, o tempo é curto mas vamos empenhar todos os esforços para a escrita, para que estes projetos sejam inscritos e contemplados”.

Ao Coordenador de Atividades Cênicas da Secretaria de Cultura, Marcondes Cavalcanti, apesar de se sentir – um pouco – de “mãos atadas”, pois a Secretaria em si não pode ser o protagonista das ações, pois o foco são as entidades, ficou muito contente com a sensibilidade do Secretário de Esportes, Cultura e Turismo Irineu de Carvalho em atender ao pedido coletivo do setor cultural para esta capacitação. A Secretaria acredita que terá papel preponderante no suporte intelectual e logístico para estes “Pontos”, na cidade, estando aberta para discutir as proposições dos projetos e das atividades nele propostas.

Entidades tais como o Fundo Social de Solidariedade, a Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente – (AACAJ), o Núcleo de Formação Profissional “Anísio Martins“ e a Escola Livre de Teatro (ELITE) integraram à caravana cultural e ficaram bastante entusiasmados com esta possibilidade de concorrer e vencer os editais, e, principalmente, os benefícios que estes podem acarretar aos segmentos da cultura jalesense.

Ao todo serão 300 projetos aprovados, numa expectativa de mais de dois mil (2.000) encaminhados, com verba de até R$ 180.000.00. As inscrições serão efetuadas, via carta ou entregues na própria Secretaria do Estado da Cultura (SP). Mais informações (11)2627-8145 / 2627 / 8268. e w.w.w.cultura.sp.gov.br

Notícias relacionadas