No primeiro dia da interdição da pista principal para reformas, o Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, registra poucos atrasos e cancelamentos. Até as 15h, dos 122 vôos previstos, sete estavam com atrasos superiores a uma hora e oito foram cancelados.
A situação também é tranqüila no Aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo. Dos 161 vôos programados, quatro registravam atrasos. No entanto, 36 vôos foram cancelados no terminal.
Reforma – A pista principal de Cumbica, que tem 3,7 mil metros, ficará interditada até o dia 10 de outubro, quando deve terminar a primeira etapa – que são os trabalhos para recuperar a parte central. Neste período, o aeroporto vai operar somente com uma pista.
A segunda parte dos trabalhos será iniciada no dia 11 de outubro e terminará em 30 de novembro. Será fechado um trecho de 1,7 mil metros, sendo que 1,3 mil será reformado e 400 mantidos como área de escape.
Durante a segunda etapa, os outros dois mil metros da pista estarão livres para decolagem e pousos.
A reforma do trecho final terá início somente em abril de 2008. Na terceira parte das obras, a pista será usada na extensão reformada nas duas etapas anteriores. Segundo a Infraero, o custo das três etapas das obras na pista será de cerca de R$ 13 milhões.
O cronograma prevê ainda que a conclusão das ranhuras (grooving) na pista principal do aeroporto de Congonhas será antecipada de 25 de setembro para 6 de setembro.
De acordo com a Infraero, a interdição da pista, inicialmente prevista para janeiro, foi antecipada para evitar o fechamento durante o período de férias e para que as obras não coincidam com a época de chuvas.