quarta, 8 de janeiro de 2025
Pesquisar
Close this search box.

Sites chineses lideram vendas online no Brasil, mostra pesquisa

Quem espera sempre alcança. E ao que tudo indica, nem os longos prazos de entregas de mercadorias tem impedido a crescente demanda de compras nas plataformas de e-commerce chinesas por…

Quem espera sempre alcança. E ao que tudo indica, nem os longos prazos de entregas de mercadorias tem impedido a crescente demanda de compras nas plataformas de e-commerce chinesas por parte dos brasileiros.

Um estudo da empresa brasileira de pagamentos Ebanx, em parceria com a empresa de pesquisa Opinion Box, procurou saber de 3 mil brasileiros onde eles realizaram as compras internacionais pela internet nos últimos doze meses e descobriu que a chinesa AliExpress e o Wish, empresa com sede em São Francisco (EUA), mas com muitas ofertas de produtos chineses, vêm dominando o mercado.

Ambas as plataformas oferecem variedades em produtos eletrônicos, roupas e itens de beleza. E não é por acaso que elas se tornaram populares entre os brasileiros. De acordo com Thiago Arias, editor do portal REVIEWBOX , o preço mais baixo dos produtos é o atrativo principal, mas não o único. Antes de qualquer coisa, o que fez estes e-commerces expandirem suas vendas foi entender o consumidor brasileiro e adaptar a experiência de compra para este público-alvo.

O estudo mostra que, em 2018, o AliExpress, marca que pertence ao grupo chinês Alibaba, foi o e-commerce mais procurado pelos brasileiros, alcançando 23,9% no ranking das compras online. Ainda no pódio, em segundo lugar, o Wish recebeu a preferência dos consumidores brasileiros em 23,8%. Os dois sites deixaram para trás marcas e plataformas tradicionais como Nike, Amazon e Apple.

Essa é uma demanda que vinha demonstrando seu potencial entre os anos de 2014 e 2015, quando a gigante AliExpress já liderava em números de visitação o ranking do e-commerce brasileiro. Na ocasião, a média do ano obtida apontava que o número de visitações ao site havia triplicado, passando de 32 milhões para 101 milhões de visitas mensais.

Além de preços mais atrativos e a diversidade de artigos, a estratégia de Marketing de plataformas como a AliExpress tem sido uma forte aliada ao crescimento da marca. O Display Ads, ou seja, o investimento na publicidade dos produtos, que levam em conta o gosto do consumidor, está por toda a Web. Já em 2014 e 2015 esse estilo de propaganda foi responsável por 41,13% do tráfego do e-commerce, aliás, esta é a principal origem dos visitantes na maioria das lojas virtuais.

Mas a relação entre brasileiros e asiáticos nos negócios não é de hoje. As atividades da China sempre encontraram respaldo no consumidor do Brasil. Uma pesquisa feita pela consultoria Pitney Bowes, especializada em e-commerce e divulgada em 2015, mostra que 51% dos brasileiros que fazem compras pela internet consideram a China como opção, ficando atrás apenas dos produtos oferecidos pelos norte-americanos.

Com o sucesso na terra do samba e da caipirinha, a EBANX, em parceria com a AliExpress, abriu a primeira loja física da marca no Brasil e o local escolhido foi a Capital Curitiba. Os amantes da marca já podem comemorar, pois, foi anunciada também que a forma de entregas ao país deve ser mais rápida, levando entre 22 e 28 dias, por meio da AliExpress Premium Shipping.

Notícias relacionadas