domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Sistemas de Informação da FEF é líder de equipe no evento Tom SP

Profissionais do curso de Sistema de Informação da Fundação Educacional de Fernandópolis participaram da edição brasileira do TOM São Paulo realizado durante os dias 28, 29 e 30 de novembro,…

Profissionais do curso de Sistema de Informação da Fundação Educacional de Fernandópolis participaram da edição brasileira do TOM São Paulo realizado durante os dias 28, 29 e 30 de novembro, no Departamento de Engenharia de Produção da Poli-USP.

O TOM São Paulo foi inspirado em um evento realizado em Israel ,em junho deste ano, que é baseado na reunião dos maiores profissionais de tecnologia no intuito de criarem facilitadores para pessoas com qualquer tipo de deficiência.

No Brasil o evento foi realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e foi restrito somente a 80 convidados para solucionarem seis desafios/problemas a partir das maiores necessidades levantadas por deficientes físicos.
O convite foi restrito a profissionais como designers, engenheiros, médicos, entre outros profissionais renomados que possam colaborar no desenvolvimento de soluções práticas para os desafios do dia-a-dia das pessoas com deficiência.

Cada um dos grupos possuía um líder e a FEF teve o orgulho de ser escolhida para ser um deles dentro do desafio/problema sobre acessibilidade em computadores, videogames e outros, sobretudo as novas gerações, com interfaces inovadoras.

O maior desafio do TOM-SP foi juntar profissionais capacitados em um único espaço para que, dentro do período de três dias, construíssem soluções práticas para as pessoas com deficiência a partir do uso de equipamentos como notebook, impressoras 3D e todo tipo de ferramenta. Os projetos foram confeccionados, a partir das ideias sobre várias questões de facilitadores para as pessoas com deficiência.

A FEF foi representada pelo professor Tiago Ribeiro Carneiro juntamente com os alunos Sandro Marcos de Campos e Rafael Augusto Lopes nos três dias de evento em São Paulo. “Um fim de semana para fazer um mundo melhor. O evento mobilizou a união de profissionais de diferentes áreas e instituições com o objetivo de, em um fim de semana, desenvolver soluções para seis desafios do dia-a-dia de pessoas com deficiência.

A FEF atuou em dois desafios, onde o primeiro consistia em desenvolver um equipamento que permita que pessoas com deficiência motora possam tirar fotos, selfies e fazer vídeos de forma autônoma e, o segundo, foi o desenvolvimento de um game para Kinect que permitisse que pessoas com deficiência física pudessem jogá-lo por meio da movimentação da cabeça. Vale ressaltar que todos os desafios obtiveram êxito em suas execuções.” relatou o Professor Tiago.

O software apresentado no TOM foi orientado pelos professores Jefferson Antônio Ribeiro Passerini e Maria Betania Ricci Boer e é parte integrante do grupo de pesquisas de tecnologias assistivas que foca no desenvolvimento de soluções que tragam benefícios para pessoas portadoras de deficiências.
“Os alunos também apresentaram este trabalho no 14° Congresso Brasileiro de Iniciação Cientifica – CONIC realizado em São Paulo nos dias 28 e 29 de novembro, onde em sua categoria de projeto em andamento na área de ciências exatas e da terra foi agraciado com o título de melhor trabalho deste ano, repetindo para instituição o sucesso já alcançado em 2013 quando um projeto da FEF também conquistou esse prêmio.

O objetivo do trabalho cientifico foi estudar a Interação Humano Computador (IHM) que é a forma com que o ser humano interage com o computador ou outros dispositivos eletrônicos, mais especificamente buscando o desenvolvimento de Interfaces Naturais (IN) onde temos o nosso corpo como ferramenta de interação com as máquinas em substituição de mouses e teclados, por exemplo.

As Interfaces Naturais com usuário levam a uma relação mais tranquila na utilização de dispositivos eletrônicos e pode ser aplicada desde a melhoraria do acesso das pessoas a tecnologia, passando por ferramentas educacionais que proporcionam uma maior interação de alunos e professores em sala de aula e até na utilização do seu vídeo game favorito na sala de sua casa, sendo uma tendência na evolução das interfaces computacionais.” explicou o professor orientador, Jefferson Antônio.

“Sem dúvida foi um reconhecimento receber esse convite e participar de um projeto tão importante. É a FEF mais uma vez dentro das equipes de maior qualidade em tecnologia do país.” Comentários da coordenadora do curso de Sistemas de Informação da FEF, Maria Betânia.

Notícias relacionadas