A competitividade do mercado atual exige um melhor resultado em menor tempo dos fornecedores de produtos, seja ele qual for. Na bovinocultura não é diferente.
É devido a essa competitividade e necessidade crescente do mercado que SENAR e o SIRF iniciaram o Curso de Inseminação Artificial em Tempo Fixo em Bovinos. O objetivo é a capacitação dos profissionais para aplicar a técnica de IATF de forma criteriosa com o intuito de alcançar melhores resultados e assim, contribuir com uma maior reprodutividade e melhoramento genético do rebanho bovino
A necessidade de atender o mercado interno e externo tem feito com que os pecuaristas nacionais aprimorem sua produção de alimentos, de forma mais eficiente e com menor custo. Uma das técnicas que vem sendo melhorada e cada vez mais utilizada na pecuária é a Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).
Hoje o país insemina 7% de suas vacas, um número bastante considerável em relação a quantia inseminada em todo o mundo.
A Inseminação Artificial permite a disseminação da genética de reprodutores de genética superior proporcionando o melhoramento genético do rebanho, o controle reprodutivo mais eficiente, a padronização do rebanho entre outras vantagens.
Além de aumentar a produção em menor tempo.