A comissão organizadora da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) reuniu dezenas de empresas nesta quinta-feira (16/6), no auditório do Senac. O objetivo do encontro foi apresentar os benefícios de cumprir a legislação e, assim, investir na segurança e saúde dos funcionários.
A presidente da comissão, Elizabeth Catalan, afirmou que a proposta do evento é aumentar a adesão de mais empresas parceiras. “A Prefeitura de Votuporanga e mais de 40 empresas se unem para a realização do SIPAT Municipal, que neste ano chega em sua 12ª edição”, disse.
Elizabeth ressaltou que, de acordo com Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a Semana é obrigatória para toda empresa que possuir a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). “A CIPA precisa ser implementada em firmas com 12 funcionários ou mais. A SIPAT vem para agregar na empresa, para um ambiente mais saudável, livre de riscos e com menos acidentes”, complementou.
Dados revelam que o Brasil é o quarto país no mundo a registrar mais acidentes de trabalho, depois de China, Estados Unidos e Rússia. Estatísticas da Previdência Social apontam que, em 2013, 717.911 ocorrências foram contabilizadas somente no Estado de São Paulo. “Acreditamos que este número é ainda maior, pois há empresas que não fazem o protocolo de acidentes de trabalho e também há vítimas que são autônomos e não fazem parte deste levantamento. A SIPAT busca conscientizar os empregadores e funcionários quanto à necessidade de cumprir a lei. O trabalhador precisa saber que ele pode sofrer advertência por indisciplina e até ser demitido por justa causa se não seguir as normas de segurança”, disse.
A 12ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho vai acontecer de 22 a 26 de agosto, no Centro de Convenções. Na programação, constam palestras, programa de auditório e o tradicional concurso de paródias.