Uma reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira, dia 3 de outubro, definiu que o Sindicato Rural de Fernandópolis, por meio de seus associados e parceiros, vão em busca de apoio político na defesa dos interesses do agronegócio.
Um grupo de produtores rurais e defensores da agricultura querem o apoio dos prefeitos e vereadores, dos candidatos eleitos e não eleitos que tiveram votos na nossa cidade e região e dos que disputam o 2º turno das eleições gerais, compromissos pelo direito de propriedade, segurança no campo,
a não cobrança de água, aumento do orçamento da Secretaria da Agricultura Estadual, aprovação do PL82/2021 que regulamenta o ICMS e acaba com o cheque em branco dado ao Executivo que permitiu o aumento dos impostos estaduais de vários produtos e insumos agrícolas, que em plena pandemia ocasionou o movimento do Tratoraço entre outras.
Cada produtor rural presente teve a oportunidade de expor suas ideias e opinar sobre as melhores condições para o setor, posicionando individualmente sobre o rumo das eleições gerais no país e muitos criticaram a forma que os candidatos do PT vêm se posicionando contra o Agro, muitos destacaram preocupação com futuras surpresas, como invasão de terras e outras tendências negativas que tiram a segurança de defesa de propriedade do homem do campo.
Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural, Marcos Mazeti, conduziu a reunião, acompanhado por alguns líderes de setores agrícolas, como Paulo Okuma, Luizinho Arakaki, o empresário Índio, Renato Colombano, Carlos Dela Rovere, sempre vereador Darci Taroco, Humberto Zanim, Djalma Della Rovere, Diretores da entidade e tendo ainda a participação de vários parceiros, associados e de políticos, como os vereadores, João Pedro da Caixa, João Cantarela e Daniel Arroio.
O Presidente do Sindicato destacou que as entidades sindicais, que são instituições eminentemente políticas e de formação social, tem o dever de participar do processo eleitoral elegendo os representantes compromissados as demandas, pleitos e reivindicações de seus associados, devendo atuar em favor de políticas públicas e do processo democrático, não podendo se omitir neste momento, sempre respeitando a opinião contrária.
Na opinião da maioria dos associados do Sindicato e dos produtores rurais de Fernandópolis, entendem que nossos políticos devem apoiar um governo na esfera federal e estadual comprometido com agronegócio.
O vereador João Cantarela fez compromisso de levar as reivindicações da classe ao deputado Itamar Borges (MDB) reeleito no último pleito, para que ele apoie ainda mais as causas do setor, já que assumiu por alguns meses a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e conhece de perto a necessidade e dificuldade do homem do campo.
Já os vereadores João Pedro da Caixa (PSDB) e Daniel Arroio (PSD) fizeram compromisso de manter o diálogo com a deputada estadual Analice Fernandes, reeleita neste domingo.
Os dois também fizeram compromisso de manter entendimento junto ao prefeito André Pessuto e o Deputado Federal Fausto Pinato que adote uma linha firme de apoio à agricultura e possa mobilizar outros prefeitos da região sobre o tema.
O agropecuarista Julio Pansani lembrou da luta regional na época da constituinte para manter o direto de propriedade. Ida à capital federal, pressionando políticos, batendo de porta em porta em busca de apoio para evitar a descaracterização do setor. Para ele, o esforço rendeu frutos e o direito à liberdade na produção agrícola.
O encontro mostrou a força da entidade com pautas exclusivamente em defesa do setor.
Com isso o Sindicato Rural cumpri sua função estatutária em defender o homem no campo independente dos interesses políticos individuais e deixa claro o seu repúdio a candidatos que tentam descaracterizar o Agro.
O Sindicato Rural estará atento e acompanhando de perto atitudes de políticos que vão contra a vontade do homem do campo.