Uma parceria entre o Sindicato Rural de Fernandópolis e o Senar, já está trazendo novidades para o setor agrícola no município, principalmente para pequenos produtores rurais que querem cultivar produtos sem qualquer tipo de agrotóxico ou produtos químicos.
Teve início nesta terça-feira, dia 28, mais um curso que envolve a sociedade agrícola na produção de hortaliças e legumes que estão sendo realizado na sede da Fazenda São Pedro, região do bairro Rural do Coqueiro em Fernandópolis.
De acordo Renato de Souza Puli, engenheiro agrônomo e instrutor, o curso será aplicado em módulos em período de 16 horas mensais. Na primeira etapa seria o preparo do solo, controle de acidez e como realizar uma adubação orgânica.
Já no segundo módulo, serão realizados a compostagem e adubação, incluído produtos líquidos e posteriormente a construção de um viveiro de mudas onde os próprios alunos vão cultivar e plantar com aproximadamente 30 dias.
A próxima etapa será aplicada o manejo das mudas, desbastagem e o controle de pragas e doenças. A colheita e a forma de comercialização também serão abordadas no curso, juntamente com o custo de produção e legislação.
No curso, o que é plantado é colhido pelos próprios alunos, de acordo a cultura plantada e a época do ano, tudo dentro do preparo orgânico, totalmente sem agrotóxico e qualquer outro produto químico, sempre preservando o meio ambiente e a saúde, principalmente de quem está trabalhando.
Adriana Lourenço, funcionária da fazenda São Pedro, local da aplicação do curso, disse que o curso de manejo orgânico de alimentos vem agregar com o projeto do local que é um ponto turístico rural. “Fico feliz em participar desse projeto do Senar e aprender técnicas de manejo e plantação sem agrotóxico”.
São mais de 20 alunos participando do evento que deve durar o ano todo. Um representante da entidade João de Deus, localizada no bairro Jardim Ipanema, também participa do curso para que possa desenvolver o mesmo projeto em lotes ociosos no bairro Ipanema e fornecer alimentos saudáveis aos assistidos pela entidade de Fernandópolis.
O presidente do Sindicato Rural, Marcos Mazeti agradece todos os participantes e parceiros e acrescenta que estamos atentos as mudanças dos hábitos dos consumidores que cada vez mais buscam produtos de qualidade para sua mesa. “Assim também podemos proporcionar mais renda aos pequenos produtores rurais de nossa cidade”.