A Prefeitura de Birigui abriu uma sindicância interna para apurar o uso de um veículo da frota municipal que supostamente teria sido utilizado em atividade particular por um servidor municipal.
De acordo com a administração, a decisão foi tomada após o prefeito, Leandro Maffeis, ter conhecimento de imagens que mostram um veículo estacionado próximo a uma escola municipal de Birigui.
“Maffeis reforça que apurado os devidos fatos, providências administrativas deverão ser tomadas, reforçando que o seu governo não compactua com o uso indevido do bem público, bem como da máquina pública”, diz a nota publicada nesta sexta-feira (24).
O CASO
A denúncia do suposto uso indevido do veículo foi feita por um morador da cidade no Facebook. A publicação, feita nesta quinta-feira (23), dizia: “ Carro da PMB (serviço público) buscando aluna na escola Isabel Marin neste instante. Esse é o governo do Malffei. Serviços públicos a serviço de poucos! (SIC)”.
Após a divulgação da abertura da sindicância, começaram a divulgar imagens do veículo utilizado pelo chefe do Executivo em supostos compromissos pessoais, como escola, lanchonete e academia. Em janeiro de 2021, um caso parecido ganhou a internet, quando o carro oficial foi fotografado estacionado em um supermercado da cidade, fora do horário de expediente.
Na época, a Prefeitura confirmou que o veículo era utilizado pelo prefeito, ressaltando que era abastecido com dinheiro próprio, não onerando o município e respeitando o decreto de contenção publicado em plena pandemia. (Com informações do portal Hoje Mais Araçatuba)