Apesar de alguns nutricionistas e endocrinologistas defenderem que o leite de vaca poder provocar problemas digestivos, só o seu corpo saberá se deve ou não parar de beber leite de vaca.
O site Bolsa de Mulher falou com a nutricionista Cristiane Braga que listou os vários sinais que o corpo dá de que não deve beber leite de vaca.
Se é intolerante à lactose terá sintomas gastrointestinais como: cólicas, diarreias severas, prisão de ventre constante, barriga inchada, dores abdominais.
Mas além destes cinco sintomas, a especialista sublinha que pode ainda revelar algum destes quatro sintomas mais graves:
Dermatite. “Como é um hidrato de carbono com potencial inflamatório, as pessoas que tendem a ter inflamações de pele veem os sintomas agravados”.
Bronquite asmática. “A lógica é a mesma. Quando não digerida, a lactose age como um estimulante inflamatório e pode piorar quadros de bronquites”.
Enxaqueca. Essencialmente “a dor de cabeça é a vasodilatação das artérias cerebrais. Como a ingestão do leite aumenta o processo inflamatório, as crises de enxaqueca podem surgir ou intensificar-se”.
Cancro. Apesar de ainda não serem conclusivos, “alguns estudos analisam a relação da ação da lactose não digerida com o desenvolvimento de células cancerígenas”.