domingo, 24 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Simulador de trânsito entra em vigor ano que vem e mudança atingirá o bolso dos novos motoristas

Está previsto par que no inicio de 2014 entre em vigor em Fernandópolis e em todo Estado de São Paulo a obrigatoriedade de aulas em simuladores para obtenção da Permissão…

Está previsto par que no inicio de 2014 entre em vigor em Fernandópolis e em todo Estado de São Paulo a obrigatoriedade de aulas em simuladores para obtenção da Permissão para Dirigir (PPD).

Estes aparelhos procuram simular várias situações que ocorrem diariamente no transito de forma que, não coloque em risco o aluno aprendiz. Algo semelhante a um videogame. A simulação na prática de direção veicular será realizada em equipamentos homologados pelo Denatran, sob a fiscalização dos órgãos executivos estaduais de trânsito e do Distrito Federal.

Carga Horária

Segundo Sérgio Sandrin do Centro de Formação de Condutores Formula 1 de Fernandópolis “A carga horária obrigatória para a conclusão deste curso será de cinco aulas de 30 minutos com conteúdo didático, como conceitos básicos de condução, marchas, aprendizado de circulação em avenidas, curvas, estradas, vias de tráfego, regras de segurança, congestionamento e em situações climáticas e de risco, como chuva, vento e granizo”. Os futuros condutores só poderão utilizar o simulador após o cumprimento da carga relativa às aulas teóricas-técnicas, e antes da realização do exame teórico. As aulas serão ministradas pelo instrutor de trânsito, o diretor de ensino, ou o diretor geral do Centro de Formação de Condutores (CFC), que deverá acompanhar e supervisionar de perto cada candidato. O equipamento poderá ter o seu uso compartilhado por uma ou mais autoescolas.

Mudanças e o Efeito no Bolso do Consumidor

Para a implantação do simulador nas autoescolas, foi necessária alterações na Resolução Contran nº 168/2004, que institui as normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos automotores e elétricos, e na Resolução Contran nº 358/2010, que trata de procedimentos de credenciamento de instituição ou entidades publicas ou privadas voltadas ao aprendizado de candidatos e condutores. Ainda segundo Sérgio a medida afetará diretamente no bolso de quem pretende obter a licença de habilitação. “O efeito de tudo isto o consumidor sentirá no bolso, pois se trata de aparelhagem cara e de alto custo de manutenção, ocasionando um aumento de 20 a 30% no valor do processo de habilitação”.Para quem pretende começar 2014 habilitado e sem gastar muito dinheiro a dica é procurar as Auto Escolas antes da chegada dos simuladores

Notícias relacionadas