Estudantes que pretendem ingressar em uma universidade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem usar um simulador de notas para ver onde teriam sido aprovados em edições anteriores do processo.
O sistema está disponível no site do Sisu, em que o candidato pode inserir as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, de qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenha participado. Em seguida, deve marcar a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usa os filtros disponíveis.
Com essas informações, o simulador faz um comparativo com todas as edições do Sisu, desde 2010 (primeiro semestre) até 2018 (segundo semestre), mostrando a menor nota que ingressou em determinada graduação, por universidade e edição do programa.
De acordo com o Ministério da Educação, responsável pelo desenvolvimento do simulador, a intenção é mantê-lo atualizado e disponível para acesso durante todo o ano. Dessa forma, os estudantes terão uma noção melhor do que precisam melhorar no Enem para obter uma vaga no curso de graduação desejado.
Enem 2018
O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta sexta-feira (18) o boletim de desempenho individual dos candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem realizou as provas no ano passado pode conferir as notas na Página do Participante ou no aplicativo Enem 2018, disponível para dispositivos móveis que utilizam os sistemas operacionais iOS ou Android.
Com o resultado, os candidatos podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O prazo começa na próxima terça (22) e se encerra na sexta-feira (25). A inscrição deverá ser feita pelo site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.