Dezenas de pessoas prestigiaram, na manhã da segunda-feira, dia 3 de abril, no Plenário Presidente Tancredo Neves, da Câmara Municipal de Jales, o Simpósio “O Teatro e os temas transversais”, realizado em parceria entre o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro, Eccart (Espaço Cidadania, Cultura e Arte) e a Prefeitura de Jales.
O evento contou com a presença da vice-prefeita Marynilda Cavenaghi, do secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlos Roberto Altimari, da secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Juliano Mendes Campos, da coordenadora do Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento – SAE/CTA, Dieine Morise, do ator Manoel de Matos e da coordenadora do curso de Serviço Social da Unijales, Maria Aparecida Moreira Martins.
Mais uma vez o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro marcou presença, com o Festival 15 Anos do Auto da Camisinha. Em linguagem de cordel, de fácil assimilação, o texto apresenta o casal sertanejo Lionor e Benedito se preparando para a sua primeira relação amorosa. Benedito – um quixote ingênuo e apaixonado e, Lionor – uma beldade ardente, faz da camisinha uma questão de respeito. A linguagem em cordel propõe personagens populares trazidas dos autos e dos folguedos. Assim como o poeta menestrel pede licença e atenção da assistência. O desejo e o instinto dos amantes é alvo de uma verdadeira batalha entre o diabo e o anjo da guarda. Com orientação dos seus protetores, Benedito se conscientiza que a camisinha é a chave do amor sem medo. Novamente, o público aprovou o que viu na Câmara Municipal de Jales.
Em seguida, entre os assuntos abordados no Simpósio, o ator Manoel de Matos falou sobre “Teatro e Transversalidade: cultura”; a coordenadora do SAE/CTA Dieine Morise abordou “Educação e Promoção de Saúde através da arte”; a secretária municipal de Educação, professora doutora Adriana Campos falou sobre “Abordagem Intersemiótica da Literatura na Educação Básica” e a coordenadora do curso de Serviço Social da Unijales, Maria Aparecida Martins abordou o tema “Arte e Cidadania”.
O ator Manoel de Matos parabenizou “o poder público, o governo municipal e as instituições presentes no Simpósio. Hoje vimos, numa segunda-feira de manhã, as pessoas prestigiando a arte, uma peça teatral, é isso que nós queremos para o nosso mundo”. Dieine Morise ressaltou as atividades da Semana da Saúde e lembrou que “o SAE/CTA está acompanhando todas as apresentações do Festival 15 anos do Auto da Camisinha, realizando testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da distribuição de insumos e orientações sobre prevenção. ”As vezes pode parecer pouco, mas esse pouco que cada um faz, é muito diante daquilo que a sociedade necessita, principalmente falando em transversalidade, que é importante levar a lugares como esse de hoje e também à maior quantidade de pessoas possível”.
A professora doutora Adriana Campos frisou a importância de utilizar a arte e a cultura, a educação, a saúde, a literatura e o teatro, para abordar temas relevantes como a transversalidade. “A arte humaniza, tanto na música, dança, literatura, quanto no teatro. E a arte e a cultura são ferramentas fundamentais para falarmos de temas importantes para a sociedade”. Por último, Maria Aparecida disse que “a arte deve ser utilizada para promover o exercício da cidadania. É sempre muito importante para expressar algo que queremos comunicar quando apenas palavras não bastam. Felizmente vemos que Jales está contemplada com esse incentivo à cultura. E sabemos que a arte tem a capacidade de sensibilizar, por isso a peça Auto da Camisinha chegou a lugares muito difíceis de chegar, se não fosse através da cultura”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo, Carlinhos Altimari e a vice-prefeita Marynilda, ressaltaram o apoio que a atual administração tem dado a cultura e à arte. “Além da reforma do Centro Cultural Dr. Edílio Ridolfo, o nosso Teatro Municipal, vamos inaugurar em breve o palco na Praça Dr. Euphly Jalles, e temos realizado e apoiado diversas manifestações artísticas e eventos em nosso município, como por exemplo, as apresentações que o Ponto de Cultura Escola Livre de Teatro tem feito para celebrar o Festival 15 Anos do Auto da Camisinha, que merece todo o nosso respeito e aplausos. Vamos continuar incentivando e apoiando a arte e a cultura em nossa cidade”.