A Secretaria da Educação e Cultura de Votuporanga inicia nesta sexta-feira (06/11), mais um projeto de integração entre dois bairros da cidade. O Distrito de Simonsen e a Vila Carvalho vão receber o projeto Cine Clube que exibirá todos os meses, gratuitamente, filmes com teor sócio-educativos, que incentivem a participação de toda a família.
Os cerca de 1,5 mil moradores de Simonsen e da Vila Carvalho assistirão as exibições em um telão de 3 metros de altura por 2 de largura.
Cada distrito ganhará uma exibição por mês. Pela ordem do cronograma, o projeto vai começar na 2ª sexta do mês no Salão da quermesse da Vila Carvalho (10/11), e na 3ª sexta-feira no Centro Comunitário em Simonsen (17/11). As sessões estão previstas para acontecerem em sessões únicas: na Vila Carvalho às 20 horas e em Simonsen 19h30.
Os filmes serão exibidos de acordo com o número de pedidos. Para isso serão colocadas caixas em locais públicos, para serem depositadas as sugestões dos moradores.
Os organizadores do projeto contam que o cinema de graça é uma ação que possibilita desligar as pessoas das imposições cinematográficas das televisões. “Esses dois distritos ficam numa certa distância de Votuporanga e é mais difícil para as pessoas assistirem os filmes em exibição na cidade. Além de ser gratuito, o Cine Clube quebra uma imposição publicitária dos veículos televisivos”, declara Evandro Júnior, Encarregado do Setor de Museu e Patrimônios Históricos.
Vila Carvalho
Na primeira edição do Cine Clube na Vila Carvalho (10/11) a criançada vai curtir o grande sucesso de Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Em seu 4º ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwards, Harry Potter (Daniel Radcliffe) é misteriosamente selecionado para participar do Torneio Tribruxo, uma competição internacional em que precisará enfrentar alunos mais velhos e experientes de Hogwards e também de outras escolas de magia.
Além disso a aparição da marca negra de Voldemort (Ralph Fiennes) ao término da Copa do Mundo de Quadribol põe a comunidade de bruxos em pânico, já que sinaliza que o temido bruxo está prestes a retornar.
O trabalho continua
O Cine Clube faz parte de uma seqüência de projetos, que visam integrar de forma mais participativa a população de bairros e distritos de Votuporanga. Neste ano as comunidades ganharam apresentações da Corporação Musical Zequinha de Abreu, aulas da Oficina de Teatro, e recentemente o projeto Brincando na Praça, realizado na semana das crianças.
Para Marinês Manhani de Lima, Chefe do Setor de Eventos, esses trabalhos vão continuar, com a criação de novos projetos. “Estamos estudando outras formas de lazer, educação e cultura para essas comunidades. Em pouco tempo pretendemos apresentar novos eventos que possam contribuir com a valorização desses distritos historicamente fundamentais para o desenvolvimento de Votuporanga”, conta a organizadora.