O combate ao tabagismo é uma luta em todo o mundo, que teve início com a proibição das propagandas da indústria tabagista na maioria dos países. No Brasil, além da publicidade, existe também a proibição do consumo de cigarros e demais produtos em ambientes públicos fechados, o que inclui os shoppings centers. Isto é o que impõe a Lei Federal nº 9.294/96.
“É para se adequar a legislação e para atender ao bem estar dos clientes que o Shopping Center Fernandópolis resolveu adotar de vez esta norma contra o fumo”, afirmou o gerente da marketing do empreendimento, Jorge Luis Fernandes. “Tínhamos um sério problema com a fumaça dos cigarros, principalmente na praça de alimentação, onde muitas pessoas deixaram de freqüentar devido ao incômodo do cigarro”.
A proibição ao consumo de cigarros no Shopping se deu no último dia 31, sexta-feira, quando adesivos informativos quanto a nova norma fora afixados nas entradas e na praça de alimentação. Segundo o presidente da Associação dos Lojistas, o empresário Luiz Cláudio Barro, a intenção não é inibir a vinda dos fumantes, mas sim criar um ambiente em que todos possam conviver: “Tivemos uma ótima resposta do público neste primeiro final de semana. A grande maioria dos fumantes respeitou a lei e usufruiu de todas as opções do Shopping sem consumir cigarros em seu interior. Além disso, muitas pessoas que diminuíram sua freqüência voltaram e elogiaram a iniciativa”.
Segundo a diretoria do Shopping Center Fernandópolis, inicialmente, haverá um trabalho de orientação junto aos clientes para não consumirem o cigarro dentro do empreendimento. Estes podem utilizar a ampla área externa para fumarem.