A Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece diversos atendimentos de cuidados psicológicos para pacientes que necessitam de acompanhamento da equipe de saúde mental. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, é responsável pela realização do Setembro Amarelo – mês de prevenção ao suicídio, porém a campanha acontece durante todo o ano, pois tem como objetivo reduzir os altos números de suicídio no país.
O Ambulatório de Saúde Mental de Jales, através do CONSIRJ (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales) e da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento online e presencial aos pacientes de toda região que integra o consórcio.
Jales conta também com o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Jales que oferece serviço de psiquiatria, atendimento psicológico e oficinas terapêuticas para pacientes com transtorno mental grave e pessoas com comportamento suicida.
“Sentir tristeza profunda, perder o interesse por atividades que normalmente você sente prazer em fazer, se sentir ansioso e sozinho com frequência, evitar contatos sociais e ter pensamentos ruins sobre a vida, podem ser indícios de que você precisa de auxílio psicológico. É muito importante que ninguém deixe de procurar atendimento quando sentir necessidade. O acompanhamento correto devolve qualidade de vida ao paciente”, frisou Ana Alice Freitas de Castilho Andreo, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Jales.
O Ambulatório de Saúde Mental está localizado na rua 7, nº 2957, no Centro. Mais informações pelo telefone (17) 3632 – 1294 ou 99632-5344.
Atualmente o CAPS está localizado na rua 7, nº 2850, no Centro. Informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3621 – 4811 ou pelo Whatsapp (17) 99633-0471.