O Projeto de Lei n.º 53/2008, de autoria da ex-prefeita Ana Bim – aprovado pela Câmara Municipal em maio do ano passado – ratificou uma negociação entre a Prefeitura de Fernandópolis e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), que dirige as unidades do Sesi no Estado de São Paulo. O Projeto de Lei viabilizará a instalação de um novo centro educacional do Sesi no município. Com a chegada do projeto arquitetônico oficial, haverá agora o devido cadastramento da arquiteta responsável pela obra.
“Esperamos desde o ano passado pelo início das obras. Nossa expectativa é de que possamos nos mudar para a nova sede já no segundo semestre deste ano”, disse Rosicleide Costa Scapim da Fonseca Carósio, administradora escolar do Sesi. Segundo Rosicleide, a gerência administrativa financeira da entidade aguarda o documento para cadastrar a arquiteta responsável pelo projeto de engenharia da obra, “e o próximo passo é a realização da licitação”. Ana Bim propôs uma troca: a Prefeitura doaria uma área pública de 14 mil m² ao Sesi, para a quitação de uma dívida de R$ 500 mil, acumulada pelo município durante mais de vinte anos.
A troca foi aceita pela Fiesp, e aprovada pelos vereadores em 2008. O terreno fica no Conjunto Habitacional Emílio Mininel, no cruzamento das ruas José Vieira da Costa e Leôncio da Silva. “Atualmente nós atendemos, ao todo, cerca de 200 alunos, em três turnos.