O evento itinerante do Sesc-SP (Serviço Social do Comércio), que está percorrendo todo o Estado de São Paulo, apresentando as diferentes formas de expressão da cultura, desembarcou em Fernandópolis no último dia 8 de novembro. A Mostra Circulações foi realização do SESC-SP com o apoio da Prefeitura, através da Diretoria Municipal de Cultura e do Sincomercio de Fernandópolis.
A Mostra Sesc de Artes “Circulações” apresentou, durante a passagem por Fernandópolis, diferentes formas de expressão da cultura. Teve início às 14h, com a apresentação da Cia. Prosa dos Ventos, na Biblioteca Municipal, com um espetáculo centrado na vida do poeta gaúcho Mário Quintana, fazendo uso da oralidade, da música e de diferentes recursos cênicos. A contação de histórias ainda aconteceu em dois horários, às 15h e 16h. Em seguida, às 17h, também na Biblioteca Municipal, foi realizado o Festival Internacional de Curtas Metragens, com 10 vídeos independentes de diretores de vários cantos do Brasil, abordando diversas vertentes. Desde documentários até obras de ficção científica.
Mudando de cenário, às 18h, a Mostra se instalou na Praça da Matriz, com o espetáculo “Primata”, da Virtual Cia. de Dança. A principal proposta da companhia é a de uma dança que não se comprime num único método ou linguagem, é um processo dinâmico, absorvendo e capitalizando para suas montagens materiais, elementos e pessoas dos lugares que visita, globalizando a criação e regionalizando o conteúdo.
A programação cultural foi encerrada no Teatro Municipal Merciol Viscardi, com o show dos irmãos Dori e Danilo Caymmi. Em mais de 1h30, eles apresentaram composições próprias, além de canções de Milton Nascimento, Chico Buarque, Dorival Caymmi e Antonio Carlos Jobim, além da inédita “Toada à-toa”. É a primeira vez que os irmãos se apresentam juntos, mostrando as canções com transparência e profunda intimidade com a platéia.
A “Mostra Sesc de Artes – Circulações” está percorrendo 78 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo, de 30 de outubro a 11 de novembro. Através de 16 roteiros a mostra propõe a circulação de obras e espetáculos artísticos com processo particulares de produção e exibição, além de estabelecer a convivência de artistas para a produção coletiva. Na região, o SESC Rio Preto é o responsável pela circulação dos espetáculos em Jales, Santa Fé do Sul, Mirassol, Votuporanga, Rio Preto e Fernandópolis.