

Os servidores da Rede Municipal de Ensino de Jales participaram de um importante treinamento realizado no Teatro Municipal, com foco na Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018) e em atendimentos de primeiros socorros. A formação foi conduzida pelos profissionais da Guarda Civil Municipal de Jales (GCMJ): Diogo Melo Colturato, Marcelo Modesto Custódio, Rita Cássia Maia Tavares Vasconcelos e Wladen Luciano Iglesias, nos dias 29 e 30 de setembro.

A abertura do evento contou com a presença da vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Marynilda Cavenaghi Nacca, que deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a relevância da iniciativa, destacando que a realização dessa formação demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Educação de Jales com a segurança, o cuidado e o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade escolar. “Estar preparado faz a diferença e pode salvar vidas”, destacou.
A Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018) determina que todos os professores e funcionários de escolas públicas e privadas de educação básica sejam capacitados em noções básicas de primeiros socorros. A legislação surgiu após um acidente que evidenciou a necessidade de preparo das equipes escolares para agir com rapidez e eficiência em situações de emergência, reforçando a importância da prevenção e do cuidado com os alunos.
Durante o treinamento, os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre como agir em casos de engasgamento, quedas, crises convulsivas, paradas cardiorrespiratórias e outras situações que podem ocorrer no ambiente escolar. A formação destacou a importância do tempo de resposta e do procedimento correto, fatores essenciais para salvar vidas.
De acordo com a secretária da pasta, Marynilda, “com essa ação, a Educação de Jales reforça sua responsabilidade com a formação contínua dos profissionais e com a construção de um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos”.













