Os serviços de recebimento voluntário de resíduos continuam funcionando normalmente em Fernandópolis, mesmo durante o período de pandemia.
A Prefeitura disponibiliza para a população lugares para a entrega de móveis, pneus, madeira, animais mortos, entre outros, tudo isso para evitar que estes produtos sejam despejados em locais inadequados.
O principal ponto de coleta no município é o PEV (Ponto de Entrega Voluntária). Ele recebe óleo de cozinha, lixo eletrônico (TV, micro-ondas, máquina de lavar, tanquinho, peças de computador, celular usado, carregador, entre outros), medicamentos vencidos, pilhas e baterias, isopor, pneus e borrachas, lâmpadas, colchões e móveis velhos, latas de tintas, sucata, chapas de raio-x, resíduos da construção civil; roupas e sapatos usados (em bom estado de doação); e animais domésticos mortos (que devem estar embalados em sacos plásticos). Não são recebidos resíduos comerciais, industriais e hospitalares.
O PEV localiza-se na rua João Gosselein, 408, Vila Santa Rosa (antiga estação ferroviária) e funciona de segunda a sábado, das 7h às 17h. Ao longo de 2020, o PEV recolheu 662 m³ de materiais e também 716 kg de animais mortos.
Já os resíduos da construção civil devem ser destinados à Construcerto, que funciona em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h e aos sábados das 8h as 12h, no prolongamento da marginal Luiz Brambati, no Distrito Ambiental, sentido Estrela D’Oeste. O cidadão deve contratar serviço de caçamba, conforme a Lei Municipal n°4656/2017, para volumes acima de 0,50m³.