Desde os dias 01-03 de Julho desse ano, as Testemunhas de Jeová iniciaram na região e no mundo todo, a série de congressos intitulado “Venha o Reino de Deus”.
Até o momento, em nossa região mais de 10.000 pessoas assistiram aos três dias de eventos em cada um dos finais de semana que se estenderam desde o dia 01 de Julho.
Nesse congresso, ficou bem evidente o quanto o mundo está passando por profundas e, muitas vezes, tristes mudanças que nos afetam física, mental, emocional, moral e espiritualmente. Diante disso há uma pergunta a se refletir: há solução para a atual crise humana e para este mundo em declínio?
Foi nesse contexto que se evidenciou a base de esperança para a humanidade: o Reino de Deus. Reino este tão real que foi inserido como parte fundamental da oração do Pai-Nosso registrada na bíblia. Porém o que é este Reino?
As próprias escrituras sagradas respondem sem rodeios que é um reino composto de um Rei Glorioso, o próprio Jesus Cristo, e de alguns co-regentes identificados como Ungidos, ou seja, selecionados, escolhidos ou colocados à parte por Deus. As Escrituras indicam também que dentre os efeitos desse Reino haverá paz infindável, fim da morte, das dores, doenças, pré-conceitos, enfim, de todo o sofrimento humano.
Mas para que isso aconteça, é necessário que as famílias cuidem de cada um de seus membros para fortalecê-las na confiança em Deus, nas convicções de fazerem sábias decisões e de firmarem-se na fé. Para isso a família deve se unir cada vez mais, buscando estreitar suas relações e manterem-se achegados cada membro da família e ao Criador.
Pensando nisso, os dois teatros que ali foram encenados, retratou bem o desafio dos pais de fazerem isso. Porém também demonstrou que mesmo com tantas adversidades que lutam contra a unidade familiar, ainda é possível termos famílias unidas e realmente felizes. È claro que para isso, talvez seja necessário algumas medidas mais firmes por parte dos pais, porém, estes podem ter certeza de que mais tarde os seus filhos lhe agradecerão.
Mas, e o que dizer dos jovens? No teatro encenado no domingo, os atores retrataram muito bem o desafio que um jovem do passado chamado José, filho de Jacó, teve de enfrentar. Foram muitos deles, culminando em até ele ser preso injustamente por uma falsa acusação. Contudo ele manteve-se firme sendo depois recompensado por sua atitude destemida e sabia.
Concomitantemente, a esse personagem, o teatro retratou um jovem da atualidade que similarmente demonstrou, mesmo diante de pressões de colegas para fazer o que era errado, autodeterminação e sabedoria para escolher seguir o proceder correto.
Foi digno de nota essa preocupação com a família sendo demonstrada não apenas pelas palestras ali realizadas, mas até mesmo pela atitude de todos.
As famílias faziam questão de assentarem-se juntas, alimentarem-se juntas e conhecerem-se mutuamente. Interessante, foi ver como jovens eram respeitosos para com pessoas de mais idade, com seus pais e até mesmo entre si.
Também não era para menos, pois observamos que o treinamento destes jovens é desde a tenra idade, desde bem pequeninos. Mesmo quando atingem certa maturidade, ainda não são esquecidos. Afirmamos isso pelas publicações que ali foram lançadas, sendo uma delas exclusiva para os pais e os jovens intitulada: “Os Jovens perguntam respostas práticas”. Livro este adquirido por todos sem ser cobrado nenhum valor especifico. Isso porque a obra das Testemunhas de Jeová é mantida por donativos voluntários.
A série de Congresso das Testemunhas de Jeová em nossa região se estenderá até o ultimo final de semana de agosto. Assim quem desejar, ainda poderá assistir a essa excelente opção de lazer e palestras dirigindo-se ao Salão de Assembleia das Testemunhas de Jeová, Rodovia Feliciano Sales Cunha, km 517, Sitio Novo Mundo, Nhandeara, SP.