Estudos recentemente divulgados alertam sobre um problema que pode afetar milhões de pessoas. A alegação é de que ficar sentado por mais de oito horas diárias faz tão mal quanto fumar.
A pesquisa acabou chamando a atenção de pessoas em todo o mundo, principalmente escritórios onde os ambientes exigem que os funcionários trabalhem na posição. Para não comprometer a saúde de seus empregados, um destes estabelecimentos inovou.
O escritório de arquitetura RAAAF, de Amsterdã, na Holanda, contou com a ajuda da designer Barbara Visser para criar um ambiente diferente e favorável aos funcionários. Com um ar futurístico, o local permite que os trabalhadores exerçam suas funções de pé.
O escritório recebeu o nome de “The End of Sitting” (O fim do sentar). Ele é formado por uma espécie de labirinto onde as cadeiras e mesas são substituídas por rampas inclinadas e outras plataformas. Estas contam com blocos que servem de apoio para o corpo.
A proposta é que os funcionários se inclinem sobre as superfícies ou trabalhem algum tempo de pé. A intenção é priorizar a produtividade, e não o conforto.
O projeto foi criado em apenas 10 dias. Um protótipo está em exposição em um espaço de arte de Amsterdã.