O Programa Pecuária Leiteira – ProLeite, elaborado pelo SENAR/SP e que tem como objetivo capacitar os produtores e trabalhadores rurais no manejo intensivo de produção de leite a pasto está sendo desenvolvido em 57 municípios do Estado de São Paulo. O registro das fotos é na cidade de Indiaporã, na área de cobertura do SIRF.
As aulas são realizadas em uma propriedade leiteira, denominada de Propriedade Demonstrativa (PD), na qual é feito todo aprendizado para produção intensiva de leite a pasto, visando a obtenção de alta produtividade por unidade de área (ha) com tecnologia apropriada.
Na PD é implantado um sistema envolvendo todas as fases do processo de produção de leite: gerenciamento da propriedade com uso de caderno de campo e de custos operacionais, produção de alimentos volumosos em quantidade e qualidade (pasto e cana-de-açúcar); administração racional de concentrados; manejo intensivo de pastagens; conforto animal, sanidade; manejo de ordenha e qualidade do leite; manejo reprodutivo, irrigação de pastagens, entre outros.
Como resultado direto da utilização do conhecimento, técnicas e comportamento adquiridos, o produtor terá um considerável aumento de produção e produtividade (litros de leite / ha/ ano), em um curto espaço de tempo e, consequentemente, maior renda.