O Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) promoveu durante três dias, na sede do Sindicato Rural de Fernandópolis, o curso de Avicultura Básica – sistema caipira, voltado ao regime de agricultura familiar.
O referido curso, uma parceria entre as duas associações, proporcionou aos pequenos produtores 24 horas de treinamento tanto na área prática quanto na teórica.
De acordo com o instrutor do Senar, Edinaldo Barbosa de Souza, o curso envolveu todo o manejo da criação de frangos caipiras, instalações, cuidados iniciais e inseminação de aves.
“Essas noções sobre a criação, doenças e manejo de dejetos são importantes, e vem a colaborar com a criação das aves, além de poder, por meio do curso, aprender com maior embasamento a parte prática”, destaca.
Entre as noções apresentadas durante as aulas destacam-se: escolha da linhagem; sistema de criação; manejo; prevenção de doenças; alimentação; custo e comercialização da produção, entre outras. O curso contou com a participação de 20 produtores (não apenas associados).
AGRICULTURA FAMILIAR
Entende-se por agricultura familiar o cultivo da terra realizado por pequenos proprietários rurais, tendo como mão de obra essencialmente o núcleo familiar, em contraste com a agricultura patronal – que utiliza trabalhadores contratados.
A agricultura familiar é responsável por garantir alimentos saudáveis e de qualidade na mesa de brasileiras e brasileiros, tanto que 70% da produção de alimentos consumidos provêm deste setor.
É por isso que ela é fundamental na promoção do desenvolvimento local com sustentabilidade econômica, social e cultural.