sábado, 21 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Semeghini pede atenção para PL que trata das antenas de celular

Em discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados neste mês de abril, o Deputado Federal Julio Semeghini (PSDB) pediu para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considere…

Em discurso proferido no plenário da Câmara dos Deputados neste mês de abril, o Deputado Federal Julio Semeghini (PSDB) pediu para que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva considere o Projeto de Lei 2576/00, que foi encaminhado para ser sancionado.

O PL regulamenta a instalação e o monitoramento de fontes emissoras de radiação eletromagnética, como antenas de celulares. Determina também que, num raio de 50 metros de hospitais, clínicas, escolas e creches, antes de se instalar qualquer antena, possam fazer um estudo dos possíveis impactos. A matéria já foi aprovada pela Câmara e pelo Senado.

“Ainda estamos numa resolução de quase 6 anos, 7 anos atrás, sem garantir e proteger a família e a saúde do povo brasileiro”, explicou.

O parlamentar pediu também para que o Presidente Lula não vete o artigo sobre punições e multas, para as empresas que desrespeitarem a lei. “Se o projeto de lei for aprovado e dele for retirada a penalidade imposta a esses emissores de fontes nada fará sentido. Vamos perder mais uma vez a oportunidade de tratar isso de forma séria”, alertou o deputado.

Semeghini foi relator da proposta na Comissão de Ciência e Tecnologia. Ele apresentou substitutivo que mantém a criação do Conselho Nacional de Bioeletromagnetismo e estabelece normas para o controle dos limites à exposição humana a campos elétricos, magnéticos e eletromagnéticos, prevista no texto original.

Em sua avaliação, o PL é um dos mais modernos do mundo e importante para que o País possa avançar, preservando a saúde do brasileiro.

Notícias relacionadas