segunda, 23 de dezembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Semana estimula doação voluntária de sangue em Fernandópolis

25 de novembro é Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em Fernandópolis, a data será comemorada no Núcleo de Hemoterapia com a realização da Semana do Doador Voluntário de…

25 de novembro é Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Em Fernandópolis, a data será comemorada no Núcleo de Hemoterapia com a realização da Semana do Doador Voluntário de Sangue entre os dias 16 e 22 de novembro.

A expectativa este ano é superar a marca de 700 bolsas de sangue coletadas durante a campanha. No ano passado, a coleta chegou a 500 bolsas.

Durante a campanha, o Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis vai funcionar nos finais de semana para atender a demanda. De acordo com o Agente em Captação de Doadores de Sangue, Vandir Rocha Lima, no domingo, dia 16 e no sábado, dia 22, haverá atendimento aos doadores das 8 às 12 horas. Durante a semana o atendimento será das 7h30 às 18h30 sem intervalo para almoço. Todas as quartas-feiras, o atendimento é prolongado até às 20 horas.

Durante a semana de 16 a 22 de novembro, o doador voluntário de sangue receberá uma camiseta comemorativa da campanha e será recepcionado com bolo e refrigerante.

Recentemente o Núcleo de Hemoterapia recebeu uma moto doada por empresa da cidade para sorteio entre os doadores. Mas, a campanha precisou ser suspensa por contrariar as normas da doação voluntária de sangue.

A situação do Banco de Sangue do Núcleo de Hemoterapia de Fernandópolis é crítica. A coleta diária é 10% menor do que a necessidade. “Precisaríamos coletar em média 30 bolsas de sangue. O número gira entre 15 e 20 doadores por dia”, afirma Vandir.

A expectativa é atender durante a campanha cerca de 100 doadores/dia para atingir a meta de 700 bolsas durante a campanha, embora a capacidade de atendimento seja para 200 pessoas/dia.

Segundo o Núcleo, entre os doadores assíduos a faixa etária que predomina é acima de 30 anos. Entre os jovens (pode-se doar sangue a partir de 16 anos) falta uma conscientização maior sobre a importância da doação de sangue.

O Núcleo de Fernandópolis, ligado ao Hemocentro de Ribeirão Preto, é responsável pela coleta de sangue que abastece 21 hospitais de 40 cidades, atingindo uma população de cerca de 400 mil pessoas. Recentemente a região de Votuporanga foi incorporada pelo Núcleo de Fernandópolis.

Com a coleta de sangue em baixa, os Núcleos da região, Fernandópolis, Araçatuba e Presidente Prudente, acabam sendo obrigados a fazer um intercâmbio para atendimento das necessidades. “Quando não é possível atendimento, nos socorremos a outros núcleos”, explica o agente.

Jornal Tá Na Mão

Notícias relacionadas