domingo, 17 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Semana estadual de mobilização e combate a dengue

Durante os dias de 21 a 25 de novembro acontece a Semana Estadual de Mobilização e Combate a Dengue. O objetivo desse período é integrar a população no combate a…

Durante os dias de 21 a 25 de novembro acontece a Semana Estadual de Mobilização e Combate a Dengue. O objetivo desse período é integrar a população no combate a dengue, para isso serão intensificadas as atividades de divulgação na mídia durante o período.
Porém, é importante que essa mobilização aconteça durante todo o ano e não apenas uma semana. A população deve estar ciente que a dengue é uma doença grave e pode matar, portanto as medidas de prevenção devem fazer parte do dia a dia de todos.
Apesar da transmissão da doença acontecer principalmente no período do verão, onde as chuvas e temperaturas altas favorecem a proliferação do Aedes aegypti, alguns casos têm sido registrados em outros períodos do ano, ou seja, mais um agravante que serve como um alerta para que a população esteja atenta durante o ano todo.
Outro ponto importante a ser citado são os sintomas da doença, em geral todos sabem que febre alta, dor no corpo, dor no fundo dos olhos, dor de cabeça, náuseas e vômitos, diarréia e manchas avermelhadas na pele pode ser dengue, no entanto, um erro grave é aguardar que todos os sintomas se manifestem para então procurar um médico, afinal nem sempre o paciente irá apresentar todos os sintomas, portanto, febre alta acompanhada por mais dois sintomas já podem indicar a doença e é muito importante procurar a unidade de saúde mais próxima.
Aos pacientes que procuram consultórios particulares, informamos que caso o médico suspeite de dengue entre em contato com a unidade de saúde mais próxima ou com a Equipe de Combate a Dengue, na Secretaria Municipal de Saúde, dessa maneira é possível realizar a notificação e desencadear demais atividades que possibilitam a interrupção da transmissão da doença.
Por último, merecem destaque as principais medidas de prevenção no combate a dengue: colocar água sanitária duas vezes por semana em ralos e vasos sanitários sem uso diário, furar ou colocar areia em pratos de plantas, guardar recicláveis em local coberto, lavar bebedouros de animais com auxilio de bucha duas vezes por semana, tampar caixa d’água, não jogar lixo em terrenos baldios, entre outras.
“Cuide de sua casa, converse com seus vizinhos. Jales conta com você.”

Fonte:Assessoria de Imprensa

Notícias relacionadas