Apesar de toda a evolução dos últimos anos, a ciência ainda não conseguiu desenvolver um substituto para o sangue humano.
Só a doação pode salvar vidas em casos onde os hospitais precisam repô-lo, como para cirurgias, tratamento em pacientes com câncer e com doença renal crônica. Sem contar em casos de acidentes e catástrofes naturais.
Com o objetivo de homenagear o doador e mostrar à sociedade a importância da doação, o Hemocentro de Fernandópolis promove a partir do próximo dia 30, sábado, até 07 de dezembro, a “Semana do Doador”, evento que comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, ocorrido em 25 deste mês.
Neste período, o Hemocentro realizará uma campanha de arrecadações de sangue com uma programação especial e cheia de atrativos. A ação solidária terá como proposta incentivar novos voluntários e convocar os que já são colaboradores para que mais uma vez se solidarizassem com a causa. Por isso, mais do que captar um doador, o hemocentro quer criar a fidelização dos cooperadores, isto é, fazer com que as pessoas doem com frequência.
Neste período haverá bolos, refrigerantes, entrega de camisetas e brindes a todos os doadores, como forma singela de agradecimento por este gesto nobre que é a doação de sangue.
A colaboração da comunidade, especialmente agora que se aproximam as festas de final de ano, é de extrema importância para que o estoque de sangue esteja garantido. Nesta época há uma grande queda no número de doadores e uma maior demanda dos hospitais à procura do material.
Benfeitoria
Quem doa sangue recebe alguns benefícios, um dia de folga no trabalho ou na escola, além de submeter a exames para detectar sífilis, doença de Chagas, HIV e as hepatites A, B e C, entre outras.
É fácil e seguro
Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, o que representa cerca de 8% do volume sanguíneo do organismo. A quantidade retirada não afeta a saúde do doador, já que o próprio organismo se encarrega de repô-la em aproximadamente 24 horas. E, ao contrário do que muita gente imagina, doar não engrossa nem afina o sangue. Além disso, o procedimento é simples, seguro e praticamente indolor. Todo o material utilizado é descartável, e não há risco algum para o doador.
Para doar, é preciso:
– Ter entre 18 e 65 anos.
– Pesar mais de 50 quilos.
– Estar descansado.
– Não estar em jejum, mas ter consumido alimentos leves.
– Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas.
– Se mulher, não estar grávida, em fase de amamentação ou ter tido parto ou aborto há menos de três meses.
– Não estar com febre, gripe ou resfriado.
– Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses.
– Não ter antecedentes de hepatite, doença de Chagas e sífilis.
– Não ter comportamento de risco para Aids nem ser usuário de drogas.
– Não ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano.
Recepção
O atendimento do Hemocentro de Fernandópolis durante a semana comemorativa será de segunda à sexta-feira das 7h30 às 18h30h, sábado e domingo das 08h às 12h. O Hemocentro está situado na rua Santista, n.º 266, Jardim Santista, ao lado do Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. O telefone para maiores informações é o (17) 3442-5544.