Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, que acontece na próxima quarta-feira, 27, o Lar São Vicente de Paulo de Votuporanga promoverá uma semana com diversas atividades para os 54 idosos da instituição.
Durante o evento, que terá início amanhã, haverá momentos de confraternização na hora do lanche; retrospectiva com apresentação de fotos; passeios a pesque-pague, a cachoeira da região e palestra. A Corporação Zequinha de Abreu tocará na abertura da semana, a partir das 19h e poderá ser apreciada pela comunidade. No encerramento o grupo teatral Fábrica de Sonhos se apresentará no sábado, 30, às 14h e também será aberta ao público.
“Pensamos em fazer esta semana de lazer para os atendidos a fim de conscientizar a comunidade sobre a valorização dos idosos”, disse a assistente social, Roseli de Oliveira Silva.
Muitas pessoas assemelham a instituição ao abandono e aos maus-tratos, portanto o Lar tem a intenção de retirar o estigma. “Ao contrário do que acreditam, aqui os idosos têm uma velhice digna e feliz. Muitos deles chegam aqui com baixa auto-estima, tristes e muitas vezes, sem expectativa; mas os outros companheiros são tão acolhedores e amigos que esses sentimentos passam no mesmo dia”, relata a assistente social.
Hoje, o Abrigo tem convênio com alguns cursos da Unifev: Serviço Social, Enfermagem e Fisioterapia. Profissionais e alunos oferecem a assistência necessária para a saúde dos idosos. Além da colaboração efetiva dos governos municipal e federal.
Segundo a enfermeira Kelly Berçaneti a maioria dos assistidos não tem família e prefere morar na Casa. “Para que o idoso possa morar no Lar é preciso antes passar por uma triagem pela assistência social, onde são avaliados os principais quesitos: baixa renda, abandono, pretensão da família ou vontade própria”.