A Secretaria de Saúde terá cerca de 25 mil agentes participando de atividades para alertar a população sobre a importância de eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, nesta semana.
As atividades desenvolvidas no Estado serão de intensificação de busca e eliminação de focos do mosquito nas casas e vistoria de escolas, entre outras ações. Panfletos serão distribuídos em diversos locais de grande fluxo de pessoas.
Em parceria com uma operadora de telefonia celular, a Secretaria de Saúde começou a enviar um milhão de alertas e torpedos sobre o combate à dengue por todo o Estado, em especial dentre outras regiões, a região Noroeste, que tem um grande histórico de transmissão da dengue.
Segundo dados da Secretaria, no primeiro bimestre de 2011, os casos de dengue reduziram em 92,6%, em comparação ao mesmo período de 2010. Já as cidades do Estado informaram através do Sinan (Sistema de Informações de Agravos de Notificação), que até o final de fevereiro deste ano, foram registrados 3.390 casos autóctones com transmissão dentro do Estado, sendo que no primeiro bimestre de 2010 houve 46.050 casos.
Já o site da prefeitura de Fernandópolis mostra em seu último levantamento publicado no dia 23 de dezembro de 2010, que o município teve redução de 97,73% no número de casos de dengue.
Dentre os trabalhos realizados na cidade, arrastões, pulverizações ambientais diárias, palestras, e campanhas de conscientização realizadas junto à comunidade através de folhetos, cartazes e outras divulgações na mídia, são ações para acabar de vez com a doença, destacando sempre que a população também deve ficar alerta com recipientes que acumulam água e favorecem a reprodução do mosquito.