A Teck Week – XVII Congresso de Computação e VII Congresso de Engenharias da UNIFEV começou na noite de segunda-feira (dia 24), na Cidade Universitária. No primeiro dia do evento, os alunos dos cursos de Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e Sistemas de Informação puderam escolher entre duas palestras distintas, uma sobre microgeração de energia distribuída e, outra, a respeito da internet das coisas.
A engenheira de medição da CPFL, Juliane Soares de Souza, falou sobre os avanços na sua área. “Atualmente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANELL) está viabilizando melhorias no setor. No fim do ano passado, foi criado o Sistema de Compensação de Energia Elétrica, permitindo que o consumidor instale pequenos geradores em sua residência (painéis solares fotovoltaicos e microturbinas eólicas) com objetivo de reduzir o valor da fatura de energia elétrica”, explicou.
Na área digital, a engenheira de software de uma das maiores empresas de informática da América, Gisele Couto, abordou a tendência tecnológica. “Hoje em dia, tudo é ligado a um sensor, por mais simples que seja. A combinação desses desenvolvimentos cria uma internet das coisas que liga os objetos do mundo de um modo sensorial e inteligente”, contou Gisele.
O Pró-Reitor Acadêmico da UNIFEV, Prof. Dr. Djalma Domingos da Silva, acompanhou a programação e falou que a integração de todas as turmas, aliada às palestras com profissionais renomados, faz muita diferença. “Momentos como esses provocam curiosidade entre os estudantes e os estimulam a manter sempre uma carreira atualizada”.
De acordo com o coordenador das graduações em Engenharia Elétrica e Eletrônica da UNIFEV, Prof. Esp. Nelson Bueno Assumpção, este ano, a comissão organizadora do evento decidiu trazer palestrantes que abordassem temas específicos para atender todos os universitários. “Como são quatro cursos distintos, vimos a necessidade de procurar profissionais que contribuíssem com atualizações para todas as áreas, e a iniciativa foi bem aceita pelos alunos”.
Para a estudante do 10º período de Engenharia de Computação Raiza Queiroz, 22 anos, a Semana está bem completa e agradou por ter mais atividades. “É sempre bom ouvir coisas novas e, também, rever alguns assuntos que trabalhamos em sala de aula”.
Robótica
Nesta quarta-feira, dia 26 de outubro, o Centro Universitário de Votuporanga, por meio de seus cursos de Engenharia, também promoverá o seu 2º Campeonato de Robótica. O evento, gratuito, será na Cidade Universitária, a partir das 19h30, com entrada aberta à comunidade. A competição será baseada nas regras da RoboCup, entidade responsável pelo campeonato mundial de robótica, realizado todos os anos.