domingo, 10 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Semana da Consciência Negra na UNIFEV tem debates e palestra

A Semana da Consciência Negra na UNIFEV foi marcada por debates e palestra sobre preconceito e racismo. Entre os dias 16 e 18 de novembro, os estudantes da Instituição participaram…

A Semana da Consciência Negra na UNIFEV foi marcada por debates e palestra sobre preconceito e racismo.

Entre os dias 16 e 18 de novembro, os estudantes da Instituição participaram de diversas atividades, que fazem parte do calendário anual do Centro Universitário de Votuporanga.

Na quarta-feira (dia 16), o docente da UNIFEV Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp exibiu aos alunos o filme “A Cor Púrpura”, que conta a trajetória de uma mulher negra, reprimida em todas as suas dimensões.

“A ideia foi descentralizar a discussão de raça. Ao invés de ficar nessa polarização entre branco e negro, refletimos sobre a concepção e a construção da identidade que passa pela classe social, etnia e gênero. Abordamos a multiplicidade da personalidade negra”, explicou.

Na sexta-feira (dia 18), os universitários participaram de uma palestra ministrada pelo Prof. Dr. Alexandre da Silva de Paula, cujo foco foi um apanhado histórico sobre a discriminação racial.

“A palestra contemplou conceitos étnicos ligados ao racismo e ao preconceito, abordando como isso acontece no Brasil. Muitas pessoas acham que o problema não existe mais e que é um fato do passado, tendo relação apenas com a escravidão. Porém, vivemos uma ideologia de branqueamento, onde a própria pessoa mestiça não se considera negra. Negar isso é uma forma de perpetuar tal ideia, e a sociedade só vai mudar, quando as pessoas que sofrem o preconceito, lutarem por seus direitos”, afirmou.

Visita

Durante a programação, o curso de Pedagogia da UNIFEV realizou, no dia 17 (quinta-feira), uma ação com seus alunos para celebrar a data. Na oportunidade, um grupo, formado por três integrantes da África, que estão morando em Votuporanga, há 3 meses, cantaram dois hinos na língua Crioulo.

Notícias relacionadas