sábado, 23 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Semana da Consciência Negra é marcada por programação intensa

A UNIFEV realizou, entre os dias 20 e 24 de novembro, uma intensa programação com diversas atividades voltadas à Semana da Consciência Negra. O evento, organizado pelo Núcleo de Responsabilidade…

A UNIFEV realizou, entre os dias 20 e 24 de novembro, uma intensa programação com diversas atividades voltadas à Semana da Consciência Negra. O evento, organizado pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Instituição, reuniu estudantes e a comunidade.

Abrindo as atividades, a aluna do 8º período do curso de Jornalismo Poliane Castelhano, trouxe para o Lab.In (Laboratório Integrado de Comunicação) a exposição MOLDA: a moda como representação cultural. A pesquisa, que faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da graduanda, retrata a representatividade das minorias sociais na moda.

“Inspirei minha pesquisa no desfile Yasuke, realizado pela marca de roupas Lab Fantasma, na São Paulo Fashion Week do ano passado. Eles conseguiram retratar como a moda pode ser inclusiva para esses grupos, que nem sempre são representados na passarela”, explicou.

Paralelamente, os pátios de ambos os campi da Instituição receberam projeções de videoclipes alusivos ao tema, exposições fotográficas e exposições de banners. Os materiais foram organizados pelo Prof. Esp. Paulo Eduardo de Mattos Stipp, juntamente com os alunos das graduações em Publicidade e Propaganda e Jornalismo, por meio da disciplina de flexibilização O Contemporâneo.

Danças e culinárias típicas marcaram a última quarta-feira (dia 22). O evento organizado pelos alunos de Pedagogia, incluiu, pelo sexto ano consecutivo, apresentação de capoeira com os alunos da APAE e a degustação de pratos típicos.

A docente responsável, Prof. Ma. Rosalina Malzone, destacou o envolvimento dos alunos e da comunidade com o projeto. ” É muito importante levarmos ao público a razão pela qual comemoramos o Dia da Consciência Negra. É nosso dever homenagear a memória histórica do negro”.

Os alunos de Psicologia também ficaram responsáveis pela organização de atividades lúdicas em duas escolas municipais de Votuporanga (CEM Profa. Neide Tonanni Marão e CEM Profa. Irma Pansani Marin).

O último dia da programação teve, ainda, a apresentação de capoeira do grupo Malungadas, organizada pela Profa. Ma. Denise Veronezi, juntamente com os alunos do curso de Educação Física.

Para a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade Social, Profa. Ma. Marinês Ralho, o empenho de todos os envolvidos foi crucial para o sucesso de mais esse evento.

“Nosso dever como Instituição de Ensino Superior (IES) é democratizar, difundir e fortalecer as manifestações que valorizam a cultura negra. Sem dúvida, foi muito pertinente trazer assuntos que conscientizam a todos acerca da cultura afro”, finalizou.

Notícias relacionadas