O Campus Fernandópolis da Unicastelo (Universidade Camilo Castelo Branco) recebeu, nessa terça-feira, 13, a visita do reitor Gilberto Selber, que iniciou sua jornada com uma palestra aos alunos dos cursos diurnos, no pátio do Campus. Quem acompanhou a visita foi o pró-reitor acadêmico Jaime Guedes. Entre os vários assuntos expostos aos discentes foram abordados o Sistema de Formação Sem Barreiras, o crescimento da instituição em 2007 e os projetos de informatização da universidade.
Em relação ao novo sistema de formação, que prioriza o método “sem barreiras”, o reitor destacou o pioneirismo da Unicastelo e falou das vantagens para os alunos que devem usufruir do sistema já nas próximas turmas que se iniciam: “Com esse novo formato de formação, priorizamos a flexibilidade curricular, a mobilidade curricular e a certificação intermediária, ou seja, o aluno tem várias opções a serem seguidas durante sua formação, permitindo-lhe se formar com uma ou mais especializações no currículo”
Selber também destacou o crescimento do número de alunos no Campus local, que passou de 1800 para 2400 no último processo seletivo. Foram cerca de 800 novos alunos inseridos nos cursos de graduação e pós-graduação e 240 alunos formandos em 2006, ou seja, um superávit de 600 discentes. Contando todos os campi da Unicastelo, o processo seletivo 2007 adicionou mais 4 mil novos universitários
Outro assunto destacado pelo reitor foi a informatização da universidade. Além do up-grade de equipamentos, ele falou da reformulação da home page da instituição, que adota um formato que permite a integração do aluno, de forma com que ele tenha informações sobre seu histórico escolar direto no site. “Nossos alunos terão acesso a todo o tipo de informação sobre sua vida na universidade diretamente no site. Isto é o futuro e faz parte do Sistema Sem Barreiras, pois eliminamos a barreira burocrática entre a instituição e os alunos”, afirmou
CONVÊNIOS
Durante sua estada na cidade, Gilberto Selber aproveitou para oficializar o convênio com a Prefeitura Municipal para a reforma da UBS Jardim Pôr-do-Sol, que será utilizada como internato para os alunos de medicina.
Além da Prefeitura, a universidade também mantém convênio Santa Casa, que já tem uma de suas unidades em reforma para funcionar como ambulatório escola dos alunos da Unicastelo. Este obra deve estar pronta até o final do primeiro semestre, já que a unidade começa a receber os estudantes do 5º ano em agosto.