quinta, 14 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Seguro vai proteger pequenos agricultores das oscilações de preços

Economia O Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou a criação do Seguro de Preços para a Agricultura Familiar, que vai garantir que o pequeno produtor não tenha prejuízo com as oscilações…

Economia
O Ministério do Desenvolvimento Agrário anunciou a criação do Seguro de Preços para a Agricultura Familiar, que vai garantir que o pequeno produtor não tenha prejuízo com as oscilações de preço do mercado. Se o preço de venda do produto for menor que o previsto para a safra, o governo vai repassar a diferença ao produtor. Dessa forma, o agricultor terá mais estabilidade. O seguro é válido para as culturas de milho, feijão, mandioca, arroz, soja, sorgo e leite. Não é necessária adesão. Todos os agricultores que fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar terão direito ao seguro automaticamente. O custo ao beneficiado é zero. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a medida dá mais garantia a quem vive no campo.

Com isso, a gente de uma vez por todas, junto com o seguro agrícola anterior e agora com o seguro de preços, a gente garante estabilidade e segurança para quem quer continuar no campo e produzir alimentos no campo.

O Seguro Safra, também implantado pelo Governo Lula, garante renda aos agricultores que tiveram suas plantações prejudicadas pela seca. Guilherme Cassel ressalta que o Seguro de Preços já é válido para esta safra.

Ele já vale pra esta safra de agora. Aqueles agricultores que desde junho deste ano, maio e junho, foram ao banco e já efetivaram o financiamento já estão cobertos por esta medida que vai lhes proteger das oscilações de preços.

O anúncio do preço anual de referência para as culturas protegidas pelo seguro deve ocorrer nos próximos dias. Atualmente, o Pronaf já beneficia cerca de 500 mil famílias de agricultores familiares e assentados da reforma agrária.

Notícias relacionadas