sexta-feira, 20 de setembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Segurados do INSS precisam se recadastrar este ano para não perder o benefício

Aposentados e pensionistas do INSS que não se recadastrarem correm o risco de ficar sem o benefício. Todos os anos, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social são convocados…

Aposentados e pensionistas do INSS que não se recadastrarem correm o risco de ficar sem o benefício.

Todos os anos, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social são convocados para ir ao banco pra provar que estão vivos. O procedimento serve pra evitar fraudes e esse ano cerca de 27 milhões de segurados têm que se recadastrar.

Apesar de algumas instituições já estarem fazendo esse trabalho desde janeiro, a Federação Brasileira dos Bancos informou recentemente que o processo será intensificado a partir do mês que vem.

Funciona assim: os segurados recebem uma notificação em casa. Aí, precisam comparecer, na data marcada, em qualquer agência da instituição bancária onde recebem o dinheiro, levando documento de identidade. É importante lembrar que o recadastramento não pode ser feito no caixa eletrônico nem pela internet.

Aposentados e pensionistas têm que procurar um funcionário do banco, que deve checar o documento e revalidar as informações para a continuidade do benefício.

Em caso de doença ou dificuldade de locomoção que impeça a presença na agência, é preciso avisar o INSS, que, então, vai mandar um servidor até a casa do beneficiário.

Notícias relacionadas