Astrônomos da Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, descobriram um pequeno asteroide, com apenas 10 metros de diâmetro, que está atualmente na órbita da Terra. Nomeado de “minilua”, o objeto, oficialmente conhecido como 2024 PT5, é um fragmento da Lua original e deverá permanecer na órbita terrestre de 29 de setembro a 25 de novembro, antes de continuar sua jornada pelo sistema solar.
De acordo com os cientistas, a “minilua” é um objeto natural formado no cinturão de asteroides de Arjuna. Raúl de la Fuente Marcos, responsável pela descoberta, garante que não há risco de impacto com a Terra. “Sem dúvidas, é um objeto natural”, afirmou o astrônomo. A presença desse asteroide é temporária, e ele deve retornar à órbita da Terra em 2025, daqui a 31 anos.
Especialistas observam que “miniluas” são difíceis de identificar e categorizar devido à sua órbita peculiar. Em 2015, a nave Gaia da ESA foi confundida com uma nova Lua da Terra, exemplificando o desafio de rastrear esses pequenos corpos celestes.