sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretário orienta descarte de entulhos e procriação de escorpiões

O secretário de Meio Ambiente e Gestão de Serviços de Votuporanga, Celso Teófilo Brandão Ribeiro, orienta a população que o descarte de entulhos em áreas públicas ou privadas é crime…

O secretário de Meio Ambiente e Gestão de Serviços de Votuporanga, Celso Teófilo Brandão Ribeiro, orienta a população que o descarte de entulhos em áreas públicas ou privadas é crime ambiental e está provocando a procriação de escorpiões.

Segundo o secretário, a grande preocupação é porque mesmo disponibilizando informações e fazendo a limpeza periódica dos terrenos, a população ainda continua jogando lixo em qualquer lugar da cidade e na beira das estradas municipais. Como determinado por Lei Federal e Municipal, a pessoa que for flagrada cometendo a infração poderá pegar de 3 meses a 6 anos de reclusão, respondendo por crime ambiental.

Sobre a questão dos escorpiões, Ribeiro explica que não existe veneno para eliminá-los. A espécie vive a mais de 350 milhões de ano, não necessita de água e vive até 24 meses sem comer. “É preciso que as pessoas se previnam, mantendo suas casas limpas, livres de madeiras empilhadas, tijolos, porque esses locais são propícios para abrigar predadores naturais, sendo essa a alimentação dos escorpiões. Eles só saem de seu habitat natural em busca de alimentação”, reforça o secretário.

Nas épocas mais secas do ano, também é preciso se preocupar porque é o período em que os escorpiões procriam. Brandão reforça para a população não oferecer ambiente favorável de maneira que eles possam se abrigar. “Quando for fazer limpeza no quintal, as pessoas devem usar luvas para não correr o risco de levar picada de escorpião e ainda não descuidar de crianças”, diz.

A prefeitura continua com a limpeza dos terrenos e com a equipe de fiscalização por toda a cidade. Quem tiver alguma denúncia pode ligar na Ouvidoria no telefone 0800-7703590.

Notícias relacionadas