O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Ângelo Veiga, participou do Programa de Cooperação para o Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos, realizado na Alemanha de 22 a 29 de janeiro.
O programa – que possui parceria entre o Instituto CREED e a Universidade Técnica de Braunschweig – abordou a operacionalização de sistemas de reaproveitamento e reciclagem na Alemanha, bem como estrutura de fiscalização, equipamentos públicos, tecnologia, entre outros aspectos inerentes ao manejo dos resíduos.
Segundo Ângelo Veiga, a experiência na Alemanha foi marcante, pelo fato do país ser referência mundial no desenvolvimento de soluções que contribuem com a melhoria ambiental.
“O congresso foi muito bom e vai nos ajudar a continuar implementando melhorias para o meio ambiente em Fernandópolis. Durante os oito dias na Alemanha, pude observar que as cidades são muito limpas e que o país possui uma forte gestão de meio ambiente, que vai além da questão cultural”, destacou Veiga.
O resíduo sólido é tema de políticas setoriais na Alemanha e na União Européia há mais de 30 anos.
O manejo ambientalmente adequado desses materiais possibilitou a criação de novos insumos para a cadeia produtiva, postos de trabalho, evolução tecnológica e proteção ambiental.