A Prefeitura do Município de Jales, através da Secretaria de Obras, iniciou nesta semana a recuperação das estradas rurais que ficaram totalmente intransitáveis diante do grande volume de chuvas nos últimos dias.
O município de Jales comporta aproximadamente 600 quilômetros de estradas de terra na zona rural, em comparação, seria uma viagem daqui à São Paulo.
O secretário de obras, Manoel Andreo de Aro, informou que foram atendidas esta semana as estradas do Picadão, Coqueiro e estrada municipal que liga Jales a Paranapuã.
Essas vias rurais estão tendo ações de forma emergencial, sendo necessária uma segunda etapa para as adequações corretas.
Com o excesso de chuva, caíram cinco pontes localizadas próximo à Escola Agrícola, nos bairros do Matão, Perobas, Tamburil e Veadinho, sendo atendida num primeiro momento a recuperação da ponte do bairro das Perobas.
Segundo Manoel Andreo, o número de maquinário é pequeno diante do volume de recuperação e de estradas de terra, entretanto a Secretaria de Obras está trabalhando com o que tem no momento e pede paciência aos produtores rurais, pois, a velocidade de resposta é de acordo com as ferramentas e para intensificar as atividades estão trabalhando em dois turnos.
Com relação a área urbana, a operação Tapa Buraco foi reiniciada na quinta-feira, dia 17, com duas equipes atendendo as principais vias de circulação da cidade, e nos bairros, os buracos que causam risco à população.
A operação foi reiniciada na quinta devido às chuvas que caíram no início da semana porque a massa asfáltica não dá aderência em buraco com água ou muito úmido e o produto pode ser perdido.