Na última sexta-feira, dia 08, a secretária municipal de Educação, Lucimara Rossato e a assistente técnico – Ensino Fundamental, Marta Carta, participaram do seminário de encerramento do Programa ‘Alfabetiza Juntos’, com a apresentação das ‘Boas Práticas’ realizadas pelos municípios participantes durante os último sete meses, desde o início do projeto, em maio de 2024.
Para sua melhor efetivação, o ‘Alfabetiza Juntos’ foi dividido grupos e o Polo 7 contou com a participação dos municípios das Diretorias Regionais de Andradina, Araçatuba, Birigui, Fernandópolis, Jales, Penápolis e Votuporanga. Foram realizados sete módulos de formação, com temas voltados à alfabetização, articulando conhecimentos através das seguintes abordagens: Acolhimento, Conhecimento Estético e Literário, Currículo em Integração, Relações entre Teoria e Prática, Avaliação e Acompanhamento da aprendizagem, de Formador para Formador. Durante as formações, o formador municipal compartilhou com o Assessor Pedagógico e este com os docentes de sua unidade escolar nos horários de AAAC (Atividade de Aperfeiçoamento e Atualização Coletivos).
SOBRE O PROGRAMA
Criado em fevereiro deste ano, o Alfabetiza Juntos SP tem por objetivo atingir a alfabetização de crianças até os 7 anos de idade e atingir a meta de 90% de crianças leitoras em 2026 em todo o Estado de São Paulo. Para isso, o programa prevê, entre outras iniciativas, avaliação e monitoramento dos níveis de proficiência em leitura e a criação de incentivos financeiros para escolas com os melhores resultados de alfabetização, monitoradas por meio do Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) para 2º e 5º anos do ensino fundamental.
O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Governo de São Paulo, realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação.