sexta, 22 de novembro de 2024
Pesquisar
Close this search box.

Secretaria Municipal de Agricultura implanta projeto de Saneamento Básico Rural

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente através de parceria com a Prefeitura do Município de Jales e utilização do FEHIDRO – Fundo Nacional de Recursos Hídricos…

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente através de parceria com a Prefeitura do Município de Jales e utilização do FEHIDRO – Fundo Nacional de Recursos Hídricos irá instalar gratuitamente 330 fossas sépticas biodigestoras em propriedades rurais de Jales.

No primeiro momentos, as fossas serão instaladas em cerca de ¼ das propriedades rurais do município. O valor de cada uma instalada é de R$ 1.200,00.

Em entrevista, o Engenheiro Agrônomo da Secretaria, Tadeu Calvoso Paulon, falou sobre o assunto “esse é um programa onde nós conseguimos recursos junto ao FEHIDRO, que é a fundação que cuida das bacias hidrográficas do estado de São Paulo”.

O engenheiro explicou que a Secretaria entrou com um projeto em 2010 pleiteando a instalação de fossas sépticas biodigestoras nas propriedades rurais.

O programa de Saneamento Básico Rural tem por objetivo extinguir os problemas que os produtores rurais possam ter com as fossas negras, que são poluentes para os lençóis freáticos.

Para tornar possível a implantação do Saneamento Básico Rural a Prefeitura do Município realizou um acordo onde fornecerá duas equipes para instalar as fossas sépticas.

Em contrapartida os produtores ficaram responsáveis por recuperar e realizar a manutenção de 20% da APP (área de preservação permanente), no caso, a mata ciliar, até quando as plantas tiverem no mínimo 1,80 metro de altura.

A Secretaria vai ceder as mudas para que o agricultor possa fazer a reconstituição da APP.

As propriedades que não têm mata ciliar também podem adquirir as fossas sépticas, pois o intuito do projeto é atender todos os proprietários rurais do município.

Para mais informações os proprietários podem procurar a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente no Aeroporto Municipal ou pelo telefone 3621-6688.

Notícias relacionadas